quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Como Redirecionar o Slot de Memória do Expert para a BUS Expansio Port

Essa ideia surgiu com o intuito inicial de usar um cartucho de Mapper no lugar da memoria interna do Expert, mas acabou virando uma possibilidade interessante de utilizar um expansor de slots pela traseira do Expert.

Lista de Materiais:

1 - Cabo IDC 50 vias
1 - Conector Edge de 50 vias
1 - Chave tipo alavanca de 2 posições com 3 vias.
X- fios para montagem


Primeiro vamos preparar o cabo que será conectado à bus expansion do msx, corte uma das pontas do cabo IDC e separe os fios pares dos ímpares como na foto abaixo:

Lembrando que o fio vermelho corresponte ao Pino 1 do Slot, o slot do Expert tem a pinagem impar voltada para baixo do cartucho, solde os fios impares de um lado do conector Edge e os pares do outro lado,  depois de soldado o cabo o cartucho deve ser conectado como na foto abaixo:.

O Fio Vermelho orienta ao pino 1 do slot que fica do lado do cartucho que tem a borda menor.

Feito nosso cabo, agora vamos às modificações no Expert, remova os seguintes componentes:

T40
R113
R116

Remova também o Jumper J5



Agora vamos soldar 1 fio em cada terminal do J5 e no terminal do coletor  T40
e vamos ligar esses fios na chave comutadora, essa chave vai desligar a memória Ram interna do Expert e vai ligar o Slot 2 à bus expansion. Assim poderemos utilizar o MSX de sua forma original ou modificado, sem precisar ficar desfazendo e refazendo ligações.

A chave deve ser ligada como mosta o esquema abaixo:


Algumas fotos p/ ilustrar:





e prontinho, agora é só achar um lugar p/ montar a chave, espetar o cabo flat à bus expansion e utilizar sua mapper ou um expansor de slots em seu novo slot do Expert, lembrando que deve sempre utlizar um cartucho de memória em um dos slots do expansor, se não for de mapper, pode ser de ram convencional, em minha página tem um esquema super simples de construção de cartucho de RAM 64k. http://www.basshp.msxall.com

Segue algumas fotos em funcionamento:





O expert não funciona adequadamente com mapper trabalhando solo sem base ram, portanto alguns aplicativos que utilizam mapper podem não funcionar com esse esquema, porém se você confeccionar um cartucho de RAM 64k pode espetar o mesmo no expansor de slots junto da mapper e suas controladoras de disco que o micro funcionará perfeitamente, em breve disponibilizarei uma rom corrigindo esse erro.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, quero fazer, estou com o placa ddx2.0, quero colocar um cartucho só de mapper do Maluf pelo bus.

    ou

    Se eu usar algum daqueles cartuchos SD Mapper nos slots frontais do expert, a mapper vai funcionar com o meu kit ddx 2.0?

    Abraço
    Fabio

    ResponderExcluir