segunda-feira, 11 de maio de 2015

Adaptador de Teclado AT para uso em XT

Olá pessoal, agora um pouco de PC vintage, a alguns dias montei um XT p/ lembrar os velhos tempos e me deparei com um problema, os teclados AT não tem o mesmo mapeamento, fui buscar um teclado usado na internet, e estão custando os olhos da cara, pensei imediatamente no arduino, e para minha felicidade alguém já tinha pensado nisso e desenvolveu o código. Abaixo o link do artigo original:

http://www.vintage-computer.com/vcforum/archive/index.php/t-44518.html

as ligações são bem simples e você vai precisar de:

01 - conector Mini  DIM Fêmea
01-  conector DIM Macho ou um conector Edge SIL de 5 pinos caso queira usar a conexão interna da placa mãe, mas nem todas as placas tem essa conexão.
01- placa arduino UNO ou Nano, o pode fazer sua própria placa como fiz p/ economizar espaço, programei o AT328 usando o UNO e depois coloquei em minha plaquinha.
Baixe aqui o código p/ a programação do CI: Download



Se quiser se aventurar a fazer um adaptador mais compacto como o meu, basta programar o chip usando o arduino uno e fazer uma plaquinha como o esquema abaixo:




Para usar as conexões internas do PC é bom verificar o pinout pois cada placa mãe pode ter diferênças.


O telcado está em Ingês (Estados Unidos), mas pode ser facilmente modificado para ABNT editando o código na ide do arduino, bom divertimento.



Um comentário:

  1. preciso de um desses conversores.. não faria um pra me vender ?

    ResponderExcluir