terça-feira, 1 de abril de 2014

BEER 202 ATA IDE - REVIEW

Olá pessoal, ter uma controladora de disco no msx é legal, mas ter uma IDE feita em casa é mais legal ainda, nesse post vou fazer um review e algumas explicações a respeito da BEER 202.

Bom vamos lá, BEER 202 é um projeto open source feito pelo russo Egor Voznesensky (SOLID), existem várias versões até um software de particionamento feito pelo Adriano e esteve muito tempo esquecida postada na página do Hans Otten. Mas a versão mais estável é a que vamos apresentar a seguir que foi confeccionada p/ venda na Argentina por nossos amigos da Error 51.

P/ fazer a ide vamos precisar de:


01- leitor de cartões compacflash p/ pc compatível com windows XP ou superior.

01-Adaptador CF-IDE
01-PPI 8255 da NEC modelo D8255AC-5 
01-74LS04
01-74LS30
01-74LS32
xx-FIOS PARA WIREWRUP
01-PLACA DE CARTUCHO DE MSX QUE CONTENHA TODOS OS PINOS DO BUS
02-LEDS (OPCIONAL)
02-RESISTORES 330R (OPCIONAL)


Durante os testes fiz 5 versões da beer com diferentes marcas e versões da PPI a única que é estável e os dados não somem do nada é a NEC D8255AC-5, como o uso da ppi p/ acessar hd é uma gambiarra, tem suas limitações.


A rom tem que ser a versão 1.9 e vamos precisar de aplicativos p/ formatar a compact flash. no pacote abaixo tem todos os apps, rom e esquemático p/ baixar:


Aplicativos para particionar e formatar (Disponibilizado via email: rafael.basshp@gmail.com)



A montagem em wirewrup exige um pouco de experiência e cautela, se você não tem prática com isso por favor nem tente, pois um erro pode queimar seu MSX.

Primeira versão estável visão frontal

 Primeira versão estável visão traseira
 Segunda versão preparando p/ soldar o adaptador CF

 Segunda versão estável já com o adaptador CF integrado





 Segunda parte, apesar da mesma ter um app apropriado p/ formatar os cartões o mesmo tem algumas limitações, por favor fique atento e siga as instruções abaixo a risca:

Instale o app SD Formater, insira o cartão CF no leitor e execute o APP, preste atenção no tamanho da unidade pois o mesmo também formata HD e não queremos que isso aconteça:
Selecionador o cartão clique em OPTIONS e deixe as opções conforme foto abaixo.

Clique em FORMAT, isso pode demorar um pouco.


 Terminando a formatação pode fechar o SD formater e execute o app BEER IDE, mais uma vez precisamos tomar cuidado pois o mesmo pode formatar o HD do micro, observe se o hdd selecionado é a CF pela capacidade. No caso da minha CF é o Disk 3.

Bom agora vamos gerar a tabela de partições. a Beer 202 aceita até 6 partições, porém se ela tiver 6 partições ela não consegue dar boot, então vamos gerar apenas 4 partições de 32mb cada. clicando no botão ADD, crie cada uma delas.
Terminando de criar selecione uma a uma e clique em FORMAT para cada uma delas.
Clique no botão BOOT p/ gerar o setor de Boot.

.

Em seguida no botão Install OS, esse botão coloca o sistema do MSX-DOS na primeira partição da BEER 202, porém a mesma dá boot pela quarta patição,  agora vamos para o MSX, insira a ide em qualquer slot, já com o cartão CF formatado, e ligue o msx, ela vai diretamente para o basic. Agora temos que copiar o MSX-DOS para a QUARTA PARTIÇÃO da BEER 202. como não temos disquete nesse msx da foto abaixo a primeira partição é "A:" e a quarta partição é "D".

Digite o comando: copy "a:*.*" to "d:"

ele vai copiar o msx-dos para a partição bootavel da beer
reinicie o msx, repare que agora ele deu o boot pelo dos, no caso da minha foi o HB-DOS que copie usando disquete, mas o princípio é o mesmo. e repare que o boot incializou pelo drive "D:"
Prontinho, agora é só encher de jogos e se divertir com a beer 202.

Uma observação o app de particionamento tem a função dump, com ele vc pode gerar uma imagem das partições já gravadas e guardar no pc.

Abaixo um vídeo demonstrativo do funcionamento.



14 comentários:

  1. E ai Rafael... chegou a fazer testes com a PPI da Toshiba?

    ResponderExcluir
  2. Ainda não luciano, estou preparando uma placa com soquete p/ experimentar as PPI nela. gd abraço.

    ResponderExcluir
  3. s´p / relacionar

    Testei com 3 Modelos dá nec co mterminação A, B, C somenta A funcionou bem, que é essa do post, testei com a Intel na intel ela não reconhece hd. e com genéricas ST, OMC, e algumas sem marca, todas sumiam dados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, te mandei um email sobre a Beer, chegou por ai?

      Excluir
  4. Hola Rafael! sigue con msx? pensaba que ya no. muito legal saber que vc sigue msxziando. Saludos

    ResponderExcluir
  5. Me interessei muito pelo projeto. Dei uma vasculhada aqui numa sucata antiga e achei 14 PPI. A maioria é Intel mas tem 1 Toshiba, 1 Nec e 1 Mitsubishi. Qual dessas você testou e não funcionou bem? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá marcus desculpa a demora, funciona com qualquer ppi, é que as minhas estavam com problema, só me dei conta depois.

      Excluir
  6. Olá! Muito interessante esta BEER! Estou tentando fazer uma tb Mas como nnão tenho meios pra fazer a placa resolvi sacrificar um cartucho de modem para
    Servir de base para o wire up. Minha duvida é a seguinte: ao se iniciar o computador com a BEER e na tela não aparecer nada que indique que a interface esta ppresente, como "Solid" ou "Beer", o que pode estar acontecendo? Pode ser problema no ccartão CF? Na Eeprom da Beer? Apareceria alguma coisa na tela mesmo sem nenhum HD ou cartão CF espetado na BEER? Agradeço sua atenção, abraço!

    ResponderExcluir
  7. Complementando: no momento o que esta acontecendo é como se não tivesse nenhuma interface conectada. Aparece a mesma tela padrão do Expert 1.1 com aquela informação "28.862 bytes livres" e nada indicando a ROM DA BEER. Voce tem alguma suspeita do que pode estar acontecendo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Complementando: no momento o que esta acontecendo é como se não tivesse nenhuma interface conectada. Aparece a mesma tela padrão do Expert 1.1 com aquela informação "28.862 bytes livres" e nada indicando a ROM DA BEER. Voce tem alguma suspeita do que pode estar acontecendo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Muito interessante esta BEER! Estou tentando fazer uma tb Mas como nnão tenho meios pra fazer a placa resolvi sacrificar um cartucho de modem para
    Servir de base para o wire up. Minha duvida é a seguinte: ao se iniciar o computador com a BEER e na tela não aparecer nada que indique que a interface esta ppresente, como "Solid" ou "Beer", o que pode estar acontecendo? Pode ser problema no ccartão CF? Na Eeprom da Beer? Apareceria alguma coisa na tela mesmo sem nenhum HD ou cartão CF espetado na BEER? Agradeço sua atenção, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aparece nada de diferente, mas você consegue notar um demora maior para sair da tela inicial do MSX Expert (antes de ir para o Basic) quando não tem cartão espetado da Beer Ide.

      Excluir
  10. Olá é possível me enviar os software e a rom para eu poder faze este projeto? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://hansotten.file-hunter.com/do-it-yourself/beer-ide/

      Excluir