sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ajustando as Interfaces DDX - Entre outras com WD27c93.


Bom, esse tópico é p/ ajudar quem tem uma inteface ddx que perdeu o ajuste, se mesmo assim ela não funcionar, pode ter danificado algum componente mais importante da placa, ai exige uma pesquisa mais detalhada.

Siga os passos testando a cada um deles, pois pode evitar trocas desnecessárias de componentes.

Primeiro passo, e o mais importante, que acontece em 90% das interfaces.

Substituir o trimpot de ajuste de RPW por um ajuste fixo com resistores, essa substituiçãoa foi apresentada no esquema da interface CDX-2 pelo Sturaro da msxpro, mas serve para todos os modelos de interface que utilizam esse ci controlador.





Você deve ligar um resistor de 39k do VCC (5v+) ao pino 18 do controlador WD2793, e outro resistor de 12k do GND ao mesmo pino do controlador.


Segundo passo: ajustar o Trimmer, o trimmer é um lance que deve ser ajsutado com a ajuda de uma capacímetro, mas percebi uma coisa que sempre dá certo, aperte o parafuso do trimmer até encostar (não dê arroxo), depois solte o parafuso, dando apenas 1/2 volta do curso do parafuso.
Terceiro passo: Trocar o cristal do oscilador da controladora, esse passo já aconteceu comigo, apenas uma vez, mas pode acontecer.
Como eu disse antes 90% das interfaces que aparecem p/ eu consertar, um desses passos conserta ela.
Gd abraço a todos.

12 comentários:

  1. Rapaz....excelente post. Passei uma semana mexendo na minha DDX 3.0C, substitui o CAP de 220nF lá em cima próximo ao trimmer (estava lascado mas depois descobri que estava com o valor correto ainda), troquei o cristal e troquei o trimpot. Consegui fazer com que ela lesse novamente (exemplo: files no DDX Basic) mas carregar o DOS....de jeito nenhum! Já tinha jogado a toalha nela...vou tentar novamente com suas dicas quando aparecer um tempo. A mais importante considero a do trimpot. Parabéns por divulgar a informação.
    Um abraço do Jeffo.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo,
    De onde és? Acontece que tenho um velho MSX Expert ali guardado, cuja tela estava idêntica a uma mostrada em seu blog. Vou tentar estudar um pouco a questão para ressuscitar, quase literalmente essas máquinas invcríveis, antigas como um artefato de Atlântida...
    Em tempo, meu nome é Helder, não sei nada de eletrônica e sou de Fortaleza.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Irmão... ótimo post. Estava com uma tremenda dúvida, mas era em uma placa de um rádio transceptor VHF da Yaesu, mod FT-2400H. Consegui tirar tds as minhas dúvidas (devido ao tempo parado, havia esquecido o funcinamento de um trimpot). Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Se eu te enviar uma dessas interfaces vc arruma pra mim ? Em caso positivo me mande um email popolony2k arroba gmail.com aí conversamos sobre valores.

    ResponderExcluir
  5. Gostei de saber que tem gente que ainda lembra dos velhos tempos.
    Tenho uma DDX Interface 3.0 gostaria que você me desse uma informação não sei se é normal falta 1 pino, e 1 só tem uma pontinha porem quando comprei a pontinha ja era assim e funcionava, a minha duvida é com o outro pino que falta por inteiro não me lembro se era assim.
    Quando inicio o drive acende o led o disco roda mas o cabeçote de leitura não avança fica parado. Será os pinos?
    Você pode olhar a foto da interface aqui:

    http://www.flickr.com/photos/perazzo/6129218733/

    http://flic.kr/p/akBRc4

    Se puder me dar alguma informação já fico grato.

    ResponderExcluir
  6. Olá robson, desculpa a demora estava meio off, é normal faltar esses pinos sim, eles servem de guia p/ os cabos. gd abraço

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Estou com uma interface muito instável aqui. Parece que as vezes só lê quando esquenta. Sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  9. To tentando direto, tento dezenas de vezes, as vezes, vai. alguma dica do que fazer?

    ResponderExcluir
  10. ola amigo, estou com duas interfaces aqui q nao funcionam uma ddx que esta com a pci toda "engilhada" e uma outra sem nome q nao da da boot na rom, no caso da primeira gostaria de saber se existe alguma pcb para download pra eu refazer a placa da ddx, e gostaria de saber qual o valor que deveria ler no capacitimetro no trimmer, sera q se eu colocar um capacitor do mesmo valor no lugar funciona? e na segunda placa vi que a rom tem os seus sinais ligados diretamente a bus do slot, se a placa nao da boot na rom posso assumir q a rom esta corrompida?

    ResponderExcluir
  11. Você teria o valor exato do ajuste do trimer?

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu estou com uma Interface DDX 3.0, ela liga normalmente, mas para na tela pedindo para inserir o disco(ou apertar ESC para BASIC), porém leitor de disquete até gira o disco, e não lê, e pede para apertar a tecla novamente, o led de leitura não acende também, o que poderia ser?

    ResponderExcluir